quinta-feira, 9 de julho de 2015

Receber pena ou receber poder?

"Queres ficar são?"


Por que o homem a respeito de quem lemos em João 5:1-9 ficou deitado ao lado do tanque durante trinta e oito anos? Ele não era doente apenas de corpo, mas também era doente de alma. As enfermidades da alma são muito piores, e às vezes mais difíceis de se lidar, do que as enfermidades do corpo. Acredito que a situação do corpo e da alma daquele homem lhe roubou a confiança e fez com que ele desistisse, de forma gradativa e passiva.



Observe que quando Jesus perguntou ao homem enfermo se ele queria realmente ser curado (João 5:6), ele disse que não tinha ninguém que o ajudasse a entrar no tanque onde poderia ser curado, Jesus não ficou ali sentindo pena daquele homem. Em vez disso, deu a ele uma instrução muito específica: “Levante-se! Tome o seu leito e ande!” Em outras palavras não fique deitado aí, faça alguma coisa!”


Jesus sabia que a autocomiseração não libertaria aquele homem, por isso não se preocupou com ela. Jesus teve compaixão daquele homem, o que é diferente de sentir pena, Jesus não estava sendo severo, duro ou cruel. Estava tentando libertar aquele homem!
A Autocomiseração é um problema grave. Sei disso porque vivi com pena de mim mesma durante muitos anos. Aquilo me afetava, e afetava a minha família e o plano de Deus para a minha vida. Deus finalmente me disse que eu teria que escolher ser alguém digno de pena ou ser uma pessoa poderosa porque não poderia ser as duas coisas. Se eu quisesse ser poderosa, tinha de abrir mão da autocomiseração.
Sofrer abuso sexual durante aproximadamente quinze anos e crescer em um lar disfuncional tornou-me uma pessoa sem confiança e cheia de vergonha. Eu queria ter coisas boas em minha vida, mas estava presa ao tormento e ao desespero emocional.
Assim como o homem de João 5, Jesus também não me deu a Sua pena. Jesus foi muito firme comigo. Ele me tratou com  muito amor, porém um amor firme, e a Sua recusa em permitir que eu me revolvesse na autocomiseração foi um momento de decisão em minha vida. Não estou mais no fundo do poço. Agora tenho uma vida maravilhosa. Se você rejeitar a autocomiseração, olhar atentamente para Deus e seguir as Suas instruções, poderá ter uma vida maravilhosa também.
(Joyce Meyer)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário